Pages

04/10/2012 - Matéria do Dia: Ovários Policísticos

Gente achei essa matéria super importante.
Eu sofro muito com isso...





Irregularidade menstrual

É um dos principais sintomas da SOP. Grande parte das mulheres tem atrasos ou mesmo ausência das menstruações.

Dificuldade na ovulação

Muitas mulheres com essa síndrome não têm ovulação regular. Esse fato faz com que muitas delas tenham dificuldade em engravidar sem tratamento eficaz.
No entanto, isso não quer dizer que mulheres com SOP não engravidem nunca!!! Muitas adolescentes com esses ovários pensam que não podem engravidar e acabam conseguindo uma gravidez indesejada / não planejada.



Problemas na pele e aumento de pelos.
Acne, espinhas, queda de cabelo, pele oleosa e aumento de pelos são sintomas que podem fazer parte da síndrome. São chamados de sinais de hiperandrogenismo. 

Aumento de peso

Muitas mulheres que tem ovários policísticos apresentam aumento de peso. Há controvérsias se é o aumento de peso que causa a anovulação crônica e, portanto, os ovários policísticos, ou se é a síndrome que causa o aumento de peso. Em algumas mulheres basta perder peso que os sinais da síndrome voltam ao normal.
Pacientes com síndrome dos ovários policísticos devem ser cuidadosamente avaliadas em relação à resistência à insulina e à síndrome metabólica, pois essas alterações estão relacionadas com maior chance de desenvolver alterações vasculares, diabetes, hipertensão arterial e risco cardiovascular aumentado.
Pacientes com síndrome dos ovários policísticos devem ser cuidadosamente avaliadas em relação à resistência à insulina e à síndrome metabólica, pois essas doenças estão relacionadas com maior chance de desenvolver alterações vasculares, diabetes, hipertensão arterial e risco cardiovascular aumentado.
A resistência à insulina é uma doença de origem provavelmente genética em que há ganho de peso, principalmente na região central do corpo, tórax e abdômen por um defeito nos locais em que a insulina age menos. Dessa forma, para a mesma quantidade de insulina produzida, “a queima” da glicose é menor. Isso obriga o organismo a produzir mais insulina; daí o nome resistência à insulina.

Essas pacientes devem ser abordadas de uma maneira global por médicos, nutricionistas e profissionais ligados à atividade física visando melhora duradoura dos sintomas.



Dieta e atividade física
Conforme foi enfatizado, essas pacientes devem ser orientadas em relação à dieta e atividade física, concomitantemente às medidas terapêuticas.




É necessário tratar?
Pacientes com síndrome dos ovários policísticos devem ser cuidadosamente avaliadas em relação à resistência à insulina e à síndrome metabólica, pois essas doenças estão relacionadas à maior chance de desenvolver alterações vasculares, diabetes, hipertensão arterial e risco cardiovascular aumentado.
Mulheres com ovários policísticos e obesidade devem ser estimuladas a mudar seus hábitos alimentares e de atividade física, visando melhora global das alterações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário